terça-feira, 12 de julho de 2011

E-mail Marketing, como utilizar de forma eficiente?

Todos estão cansados de ouvir falar sobre o Email Marketing, boa parte também já trabalha e talvez  devam ter lançado uma campanha através dessa ferramenta. Será que estão a usando certo?  Talvez qualidade supere quantidade nessa parte ou até que a qualidade faça gerar quantidade. Boa parte dos “profissionais” da área, até agências de comunicação com dezenas de clientes costumam não fazer uma campanha de E-mail Marketing eficaz, que realmente irar gerar retorno para a sua empresa. 


Muitos definem como “envio de emails para uma lista de endereços de email” ou “envio de publicidade por email”. Se você ouviu isso de algum publicitário troque de Agência imediatamente! Isto são apenas as práticas que são executadas no âmbito da implementação de uma estratégia de Email Marketing, mas E-mail Marketing não é isto.


SPAM


O que é fato, é que algumas pessoas leram uns artigos ou ebooks em inglês sobre email marketing e ficaram a conhecer a conhecida expressão “The money is in the list” (o dinheiro está na lista), e então, tentam simplesmente impingir os seus conteúdos, serviços e produtos aos seus leitores ou assinantes e declaram que praticam o “E-mail Marketing”.


Todo e-mail que não vir com opção de não receber mais emails de determinada empresa(opt-out) pode se considerado um tipo de Spam, pois a prática do Spam hoje em dia também está sendo usado na área da publicidade, aliás da área amadora e anti-ética da publicidade, o ato que antigamente era usado para espalhar virús ou sites mal-intencionados, hoje em dia esta lotado de campanhas  mal fundadas de empresas que talvez nem saibam o erro que estão cometendo, e nem a má fama que esse investimento pode lhe trazer em um futuro próximo. Sendo também que se a empresa persistir nessa prática ilegal, ela pode ser banida dos principais provedores e, em alguns casos ter seus e-mails bloqueados e o seu site retirado do ar.


Verdadeiro Conceito:

O e-mail marketing tem como princípio básico o consentimento do usuário, que fornece o endereço de e-mail (opt-in) e pode rejeitar a qualquer momento a comunicação com um simples clique (opt-out). transformando-se em um canal de excelente relação custo-benefício para quem envia e para quem recebe.  O email marketing ou newsletter têm a flexibilidade para oferecer diversos tipos de conteúdo: oferta de produtos e serviços, promoções, campanhas de fidelização, pesquisas de satisfação, cartões comemorativos e de aniversário, periódicos, notícias, artigos e comunicados internos. É um meio de comunicação necessário para empresas de qualquer ramo de atuação. 


Dica:Para se realizar uma boa Extratégia de atuação com seu email marketing, comece pensando em uma campanha não em um simples investimento.

Criação de Imagem e Reputação;


A Criação de uma identidade única é essencial para esse passo, conseguir se destacar, se para isso precisar de uma Agência, não perca tempo em "possíveis investimentos" pense principalmente no retorno que pode estar por vir.

Estabelecimento de Relações Interpessoais;



Usar o e–mail para fidelizar clientes, criar relacionamentos e apoiar novas vendas. Estabelecer um nível de confiança que fará que seu cliente sempre retorne e o também o indique para outros clientes em potencial.

Maior Proximidade;


A correta utilização dessa ferramente, permite uma relação mais próxima com seu cliente, mas nunca uma campanha pode ser efetuada sozinha, somente na internet ou somente em campo, Pessoas vivem(e circulam) tanto no ambiente físico analógico quanto no ambiente digital, estratégias de marketing de sucesso normalmente envolvem essas duas dimensões.



E–mail newsletter gerador de fidelização;

Uma newsletter é um boletim enviado periodicamente aos clientes e visitantes do site. Neste formato é fundamental a relevância do conteúdo para que haja interesse na leitura e na continuidade do recebimento. Se a newsletter não oferecer nada de útil ao público–alvo, é melhor não a enviar, pois o resultado será nulo.

Estatísticas:


Em 2011, embora haja um crescimento muito grande das redes sociais, o Email Marketing, continua a ser a melhor ferramenta de marketing para dar a conhecer os seus sites, produtos e serviços, ou os de terceiros através de programas de afiliadosUm estudo realizado pela eConsultancy, revela que o email continua a ser o meio de comunicação preferido pelos consumidores, e que o e-mail marketing continua a ser a técnica que melhor resultados apresenta. 


E você, trabalha com web?
É empreendedor?
Está pensando em começar a divulgar seus produtos/serviços, criando estratégias para se destacar com o E-mail marketing? Lembre-se que Marketing Digital não existe ! Existe marketing e ponto. Então dê continuidade as suas campanhas no mundo físico para que receba o real retorno investido.