terça-feira, 19 de julho de 2011

Qwiki, o futuro da busca !









Muitos Especialistas quebram a cabeça para desvendar os algoritmos dos motores de busca, mas cada dia novos projetos são apresentados e o futuro dos buscadores está relacionado a uma nova forma de buscar, as pesquisas interativas, a base de vídeos e explicações audiovisuais do assunto de interesse.  Doug Imbruce e Louis Moniero criaram essa experiência lúdica no site Qwiki.com .







Em janeiro de 2011, Qwiki levantou US $ 8 milhões em financiamento da Série A,  O principal investimento veio pelo Facebook e seu co-fundador Eduardo Saverin . Também na lista de investidores Jawed Karim (co-fundador, YouTube) e Pradeep Sindhu (co-fundador, Juniper Networks). Investidores institucionais  Lerer Media Ventures, Tugboat Ventures e Venture Partners Contour.  Em 24 de janeiro de 2011, lançou seu Qwiki para o público. Logo após em março de 2011, Qwiki levantou mais US $ 1 milhão da Groupon e Lightbank co-fundadores Keywell Brad e Eric Lefkofsky , elevando o total captado até agora para US $ 10,5 milhões.Planos para o futuro Qwiki são para permitir aos usuários construir seus próprios Qwikis sobre si mesmo, ligando para o seu Facebook ou LinkedIn páginas. Veja o vídeo da apresentação onde Doug Imbruce ressaltar ser uma experiência e não uma simples busca.




 

O site também oferece maneiras fáceis de partilhar e inserir o conteúdo produzido.  Em abril 2011 Qwiki lançou um App para iPad com uma versão do seu serviço. O aplicativo tem um recurso adicional não presente na versão web que permite ao usuário navegar Google Maps que exibe anotações do Qwiki em determinados pontos ligados a conteúdos relevantes para esses locais. Resultado da novidade, o aplicativo foi baixado mais de 500.000 vezes. Esse estilo de busca ainda não é popular no Brasil, talvez seja uma tendência. Porem o site Qwiki só se encontra em Inglês, quem sabe daqui alguns anos? Mas sem sombra de dúvidas poder pesquisar sobre a cidade ou país que pretende passar suas férias é bem legal não acham?